Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Triste acontecimento

VI

O dia estava nublado, o coração de Valéria era a própria expressão de dor.  Uma segunda experiência traumática que transformava a sua vida num vale de lágrimas. Era o enterro da querida mãezinha, colaboradora expressiva na sua jornada, amiga de todas as horas, razão de sua vida. A desolação era agora companheira inseparável, desde aquela tarde de segunda feira, quando Matias a chamou para uma conversa, sobre o estado de saúde de Tereza Maria.
     -Tio, por que a minha mãe não falou nada sobre essa doença?
      -Ela não quer que você sofra. Quer lhe poupar, entenda isso filha, sua mãe esconde o problema de saúde, que é muito grave, para que você não sofra. Eu a acompanho todas as vezes que vai à cidade.
      -Isso não pode estar acontecendo. Diga que não é verdade. Se alguma coisa acontecer, eu não suportarei tio. A minha mãe é tudo pra mim.
   
Apenas trinta e cinco dias se passaram desde que soube da doença da mãe. Após a descoberta, Valéria procurou de todas as formas fazer o possível e o impossível para curá-la. Nada pode ser feito. Até que a morte a encontrou, serena e tranquila, apesar da dor. Os  amigos  e parentes estavam ali naquela manhã. O conforto que a filha recebia era um bálsamo , mas não era  o bastante para minimizava a ferida aberta no seu coração. Uma flor foi a última doação material que Valéria oferecia de seu, para aquela que levava com ela, todo o perfume de sua vida
Em meio ao sofrimento da despedida, Horácio se aproximou na tentativa de ajudar .
      -Vamos sair daqui Valéria, precisa descansar agora.O tio Matias a espera no carro. Nada mais podemos fazer.
      -Pobre mãezinha , escondeu de mim essa doença por tanto tempo.
      -Ela não queria que você sofresse.
      -Quando eu perguntava o que ela tinha, dizia que era tristeza, ou saudade do papai. Ela sabia que era doença. Talvez...
      -Talvez nada ! O doutor Osvaldo sempre cuidou muito bem dela. Tereza teve um bom tratamento, apenas chegou o momento dela. É preciso aceitar os fatos. O coração de sua mãe até que aguentou muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário